Inclusão Digital e Software Livre
Começando pela Inclusão Digital, podemos afirmar que é a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.
Ou pode ser também considerada como a democratização das tecnologias e esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.
Inclusão Digital no Brasil
Todavia, não somente no Brasil, há ainda muitos desafios a serem ultrapassados, por exemplo, o problema da pobreza, que atinge grande parte da população faz com que muitas pessoas sejam excluídas nessa “nova linguagem” da sociedade da informação. Nunca foi tão importante compreender a linguagem digital como hoje, para por exemplo, conseguir um trabalho, da mesma forma que a oferta de cursos na área tem crescido rapidamente.
No entanto, no Brasil os problemas de implantação de sistemas digitais têm encontrado muitas dificuldades de se efetivar, sobretudo, nos meios mais carentes. Para tanto, o governo brasileiro e seus ministérios tem investido em programas e projetos que viabilizem essa “alfabetização” digital, com o intuito de incluir tais indivíduos beneficiando assim, seu quadro social. Desde o início de 2005, foi implantado pelo Governo Federal um projeto de inclusão digital:Computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe C e permite a oferta de computador e acesso à Internet a preços subsidiados. O equipamento deve utilizar obrigatoriamente Software Livre.